sexta-feira, 22 de julho de 2016
Internet e Globalização: Ampliando o multiculturalismo ou criando uma cultura global?
Há alguns anos, não mais que uma década, o tema de maior repercussão no mundo era a globalização. Talvez você lembre bem como era discutido, caía em concursos, vestibulares, na escola. Era o tema principal, das conversas, pois havia acontecido um 'bum' graças à internet, e, as redes sociais começando a se popularizar; o que gerou um grande choque quando as culturas, e pessoas, do mundo inteiro começaram a se comunicar ao mesmo tempo, numa velocidade absurda sem sequer saírem do lugar.
Bom, o processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. Podemos dizer que foi iniciado, por baixo dos panos, com a expansão marítima nos séculos XV, XVI e XVII, e intensificado com o surgimento da internet, nos anos noventa, tomando uma proporção enorme com o surgimento das redes sociais anos depois.
Com a vinda das redes sociais o multiculturalismo cresceu de forma absurda, e num país como o Brasil, com uma diversidade cultural já muito abrangente, não foi diferente. Mas, desta vez, ao invés de povos trazerem suas culturas e acabarem mesclando com as locais, em suas imigrações, as culturas estavam entrando pela aculturação de jovens usuários da rede. Ícones da cultura norte- americana, coreana, japonesa, asiática e européia e tornaram populares e cada vez mais significantes entre os adolescentes. Onde a cultura nacional começou a se miscigenar com outras culturas, surgindo aos poucos, cidades e ícones globais, alimentando a crença de que a cultura global pode está se tornando uma só. Uma cultura global.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário